02/06/2023

Três consórcios de Minas Gerais foram contemplados em edital da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturação da prestação regionalizada de resíduos sólidos urbanos. Os projetos totalizam 43 municípios da Região Central, Sul de Minas e do Alto Rio Pardo de Minas. A estruturação dos estudos de viabilidade técnica poderá ser financiada em até R$ 18 milhões para o gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), impactando diretamente na qualidade de vida das populações dessas cidades.

Esse projeto vai beneficiar 14 municípios mineiros: Taiobeiras, São João do Paraíso, Santa Cruz de Salinas, Salinas, Rubelita, Rio Pardo de Minas, Novorizonte, Montezuma, Indaiabira, Fruta de Leite, Curral de Dentro, Cachoeira de Pajeú, Berizal, Águas Vermelhas. "Com essa ação, poderemos  completar o ciclo de economia, redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU em nossa região" disse o presidente do COMAR e prefeito de Berizal, João Carlos Lucas Lopes.

Para os consórcios habilitados, a elaboração dos estudos de viabilidade técnica da prestação regionalizada dos resíduos sólidos urbanos pode chegar até R$18.701.990,73, e caso contemplados, seriam garantidos a custo zero para os municípios via Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP da Caixa Econômica Federal ou via BNDES.

Entre os ganhos para a sociedade e o meio ambiente, destacam-se: erradicação dos lixões; redução da poluição do solo, ar e água; melhoria na qualidade dos serviços; geração de renda na cadeia de reciclagem; aumento de escala; otimização dos custos aliados às melhores tecnologias de destinação e tratamento adequado.

Mais lidas